Slide
NOVOS HORÁRIOS:
A partir de 03/01, não abriremos às Segundas Feiras e nem aos Sábados à noite. Obrigado!
Slide
Carnes Assadas no Brasa: Vazio, Costela, Maminha, Alcatra Alho e Óleo,
Coração de Galinha, Salsichão, Frango, Queijo Assado, Lombinho com Queijo.
Guarnições: Salada Mista, Salada de Maionese, Polenta Frita e Arroz.
Slide
A Churrasquita leva Churrasco a sério, tchê!
Slide
Peça o Melhor Churrasco também no Ifood ou pelo nosso Whatsapp
Slide
Seu Evento na Churrasquita:
Consulte condições super especiais.
Novos Horários Churrasquita 2024
Novos Horários Churrasquita 2024

Novos Horários Churrasquita 2024 - A partir de 03/01/24, de terças a sexta, abriremos das 11h até as 15h, e depois, das 19h até as 23h. Aos sábados e domingos, das 11h às 15h. Às segundas, será permanentemente nosso dia de descanso.  De 23/12 a 25/12: recesso de Natal. De 30/12 a 02/01/24, recesso Ano Novo. *Dias 26/12 a 29/12 só abriremos ao meio-dia. Não abriremos à noite.

previous arrow
next arrow

Origens do Churrasco Gaúcho

As origens do churrasco gaúcho remontam ao Pampa: região da América do Sul, que reúne Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Atribuída inicialmente aos índios que habitavam a costa das três Américas. É um dos maiores sinônimos da cultura do Rio Grande do Sul.

Os pioneiros do Churrasco

A prática gastronômica rudimentar e “de raiz”, remete aos tempos tropeiros, criadores de gado viajavam longas distâncias o gado pelo sul do país, pois assim a carne era vendida para outras regiões do país. A lida do gado e seu manejo originou o preparo da carne e o original e tradicional churrasco gaúcho. E isto se mantém, em grande parte, igualzinho até hoje.

Segundo a história oficial

Historicamente há consenso de que inicialmente as comunidades indígenas catequizadas por jesuítas, no século dezessete, e mais tarde os tropeiros, foram aperfeiçoando o modo de assar e como aperfeiçoar a técnica. O churrasco, no início, era assado em estacas de madeira fincadas na terra e temperada com muito sal grosso.

Churrasco: sinônimo de confraternização

Até hoje, churrasco é sinônimo de companheirismo, à confraternização. O rodízio de Churrasco, como conhecemos hoje, também recebeu influência dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região serrana e no norte do Rio Grande do Sul, integrando outras receitas gastronômicas.

Tradição viva até os dias de hoje

A tradição do churrasco segue viva até atualmente, seja no churrasco feito em casa, pois muitas residências do RS em um churrasqueira, seja improvisada ou gourmetizada, ou através da churrascarias. De um jeito ou de outro, ambas cumprem um papel fundamental na disseminação e preservação dessa tradição.

O churrasco sem dúvida é uma celebração gastronômica, a chance perfeita de de reunir família e amigos em torno do fogo e da carne, para grandes momentos de convívio social e descontração.

Churrasco também é lei!

O churrasco, inclusive, após a promulgação da Lei 14.256, de 2021, confere ao município gaúcho de Lagoa Vermelha o título de Capital Nacional do Churrasco.

Segredos de centenas de anos

São os mesmos segredos descobertos há centenas de anos pelo indígenas e pelos tropeiros que fazem o melhor churrasco: a forma como a carne é cortada, seu ponto, a maneira de servir e os melhores e mais tradicionais acompanhamentos.

Conheça nosso Rodízio

Artigo criado com fontes mistas (aqui, aqui e aqui) em parceria da tauris design e bonsaite tecnologia

Te aprochega, vivente!

Só vamos te enviar 1 ou 2 mensagens por mês.